quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Para começar a negociar com ações

Qualquer pessoa, seja investidor ou não, deve ter ouvido falar da crise pela qual o mercado financeiro está passando. Em poucos dias algumas ações se desvalorizaram até 40%. Na média a desvalorização foi entre 15% e 20%.
Isso significa que surgiu uma oportunidade de ouro para se entrar no mercado e fazer algum dinheiro especulando com ações.
A primeira coisa a ser feita é entrar em contato com alguma corretora, que é a empresa que possibilita a qualquer pessoa física comprar e vender ações, com o uso do homebroker, que é um software que pode ser acessado de qualquer lugar, ou, alternativamente, através da tradicional ligação para o corretor.
Feito isso é necessário decidir quais ações comprar. Ao contrário do que se prega essa escolha não é tão difícil. Tudo o que o investidor tem que ter claramente definido é em quanto tempo ele pretende resgatar o seu dinheiro.
Se os planos são de resgatar o dinheiro em mais de cinco anos, é importante procurar empresas sólidas, que pagam bons dividendos. Algumas dicas são WEG, Vale do Rio Doce, Petrobrás, entre outras.
Por outro lado, se o horizonte é menor que cinco anos, deve-se focar na valorização do papel, não nos dividendos. Para as pessoas que estejam dispostas a correr o risco, é interessante prestar atenção nas empresas que estão entrando na Bolsa agora e que podem despontar em um curto espaço de tempo.
Essa tem se mostrado uma boa estratégia. Recentemente a RedeCard, empresa operadora de cartões de crédito e débito, abriu seu capital. Quem acreditou lucrou meros 25% nas quatro primeiras horas do pregão.
Boas empresas irão entrar na Bolsa ainda esse ano. O segredo está em conseguir separar o joio do trigo.

Nenhum comentário: