quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Especulando em ações

O mercado financeiro tem apresentado grande volatilidade nas últimas semanas. Isso acontece devido a um grande temor de que os credores de empréstimos subprimes (de alto risco) nos Estados Unidos não sejam pagos. Essa conjuntura provocaria um efeito cascata na economia global, com a redução da liquidez, devido à necessidade de se quitar as operações alavancadas.

Traduzindo o economês, isso significa que o dinheiro disponível para se especular em ações possa ser reduzido, e que as pessoas vendam suas ações para pagar dívidas, o que faria que o preço dos ativos no mercado global caísse e pequenos investidores poderiam ver suas poupanças minguarem.

No entanto, especula-se que todo esse caos seja somente um espasmo de curto prazo, pois as bases das economias mundiais continuam sólidas e os bancos centrais estão injetando dinheiro suficiente para minimizar esse rush especulativo.

No Brasil, as empresas começaram a apresentar seus balanços do primeiro semestre. Os bancos bateram novos recordes e o nível de utilização da capacidade fabril instalada nunca esteve tão alta na história desse país...

Para nós, que estamos apenas tentando tirar algum do mercado financeiro, é bom repensarmos nossas posições, balancear os riscos e aproveitar essa desvalorização para montar uma carteira de ações sólida, com ativos de empresas que pagam bons dividendos.

Nenhum comentário: