segunda-feira, 7 de maio de 2007

Medo e Ganância


O mercado financeiro tem dado sinais de uma pujança jamais vista. Desde o lançamento do Novo Mercado, o Ibovespa obtém retorno de mais de 20%, 30% ao ano e a maioria dos analistas acredita que essa maré boa ainda vai demorar muito para acabar.

Será?

Espero que sim. Tomare que todo esse otimismo continue existindo e o povo brasileiro possa se beneficiar disso.

Porém, devemos estar sempre preparados para o "e se...". Como prega o nono grande axioma de Zurique, "otimismo significa esperar o melhor, mas confiança significa saber como se lidará com o pior. Jamais faça uma jogada por otimismo apenas".

Nessa segunda-feira o Dow Jones, principal índice da NYSE, teve o melhor desempenho desde 1927, empurrado pelo preço do petróleo, que tem caído, devido ao aumento dos estoques nos EUA e à melhoria da situação no Oriente Médio.

Dias antes do grande crack de 1929 a economia americana também vivia um período de liquidez e otimismo inéditos, e nem por isso os investidores deixaram de perder milhões quando a queda chegou.

Não acredito que outra quebra como a de 1929 se repita, afinal, os banqueiros sabem muito bem os motivos que levaram a ela e irão fazer de tudo para evitá-los. Porém, o mercado é imperfeito, e sempre haverá fatores inéditos que podem trazer um reajuste.

Por isso, acredito que o momento exige dos investidores mais medo do que ganância.

Nenhum comentário: