quinta-feira, 14 de junho de 2007

Inflação nos EUA

O mercado segue tenso hoje e também amanhã devido à divulgação das taxas norte-americanas de inflação.

No entanto, no pregão de hoje as bolsas norte-americanas operam em alta, sustentadas pela queda técnica dos juros dos Treasuries (títulos do Tesouro dos Estados Unidos). O índice de preços ao produtor (PPI) acima do esperado não conseguiu assustar o mercado, que preferiu comemorar o núcleo (que exclui preços de energia e alimentos), que veio em linha com a projeção.

Os investidores ficarão à espera agora do dado mais importante da inflação, o CPI, que será divulgado amanhã. Às 12h37 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,50%, o Nasdaq ganhava 0,61% e o S&P 500 avançava 0,46%.

Desde a semana passada, o mercado de ações norte-americano segue pressionado pela elevação dos rendimentos dos Treasuries, depois que o juro do título de 10 anos superou os 5% e passou a operar nas máximas dos últimos cincos anos. Juros mais altos pressionam as ações, por oferecerem uma alternativa menos arriscada. A queda dos juros hoje está relacionada principalmente a fatores técnicos, depois do forte aumento recente. Mesmo o PPI não conseguiu reverter o ganho, embora a inflação normalmente pressione os preços dos títulos, projetando os juros em alta.

Segundo dados do Departamento do Trabalho, o PPI cheio subiu 0,9%, superando as estimativas de elevação de 0,6% em maio. Já o núcleo do PPI avançou 0,2% em maio, dentro das projeções.

Para quem investe a mensagem é clara: olhos atentos a esses indicadores. Se eles subirem mais que o esperado apertem os cintos, pois teremos uma aterrisagem forçada.

Nenhum comentário: